quinta-feira, 17 de abril de 2008

Visita de Sua Exa. Srº Presidente da República a Santana

Por ocasião da Visita a Santana de Sua Exa. o Srº Presidente da República, os Bombeiros Voluntários de Santana associaram-se à cerimonia de boas vindas, que se realizou nos Paços do Concelho.

Resgate de Turista - Vereda Pico do Areeiro - Pico Ruivo II

Durante o dia de ontem, os Bombeiros Voluntários de Santana foram novamente mobilizados para colaborar com a equipa dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, no resgate de uma turista vitima de queda na Vereda do Pico do Areeiro - Pico Ruivo.
Foi transportada até à Achada do Teixeira, onde foi encaminhada numa AMS para o Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Santana e posteriormente até ao Hospital Central do Funchal.
É de realçar, que é a segunda queda ocorrida na mesma vereda esta semana, embora com menor gravidade.
É de referir também o elevado desgaste que este tipo de operações provoca a nível físico devido ao grande demora( cerca de 6 horas) e à dificuldade do percurso. 

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Exercicios de Demonstração - ILHA

No passado dia 30 de Março, os Bombeiros Voluntários de Santana realizaram alguns exercícios de demonstração à população da freguesia da Ilha.

Desde a exposição dos vários materiais com que as viaturas se encontram equipadas até a avaliação de sinais vitais, passando pelo material utilizado em situações mais específicas, como é por exemplo, o socorro e resgate em montanha.

Procurou-se assim dar a conhecer algumas das actividades desenvolvidas por este corpo de bombeiros no seu dia a dia.
Foi com enorme satisfação que verificamos a enorme adesão da população a esta apresentação.

Este tipo de acções irão decorrer em todas as freguesias do concelho, sendo São Roque do Faial, a próxima freguesia a acolher esta actividade, durante o mês de Maio.

Agradecemos o apoio concedido pela Câmara Municipal de Santana e Junta de Freguesia da Ilha.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Resgate de Turista - Vereda Pico do Areeiro - Pico Ruivo I


Ontem pelas 14 horas, foi recebida uma comunicação do SRPCBM para proceder ao resgate de um turista que havia caído no percurso entre Pico do Areeiro - Pico Ruivo.
Foi mobilizada a equipa de montanha dos Bombeiros Voluntários de Santana com 6 elementos, a qual se juntaram posteriormente mais 4 elementos dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e 4 elementos dos Bombeiros Voluntários de Santana, para ajudarem no transporte da vitima, até à Achada do Teixeira.
À chegada ao local (Pico das Torres), confirmou-se o pior cenário, visto ter tido uma queda de cerca de 80 metros.
Após autorização do Delegado de Saúde e da PSP, foi feito o levantamento do corpo, até à vereda.
Tarefa de grande dificuldade dadas as condições do terreno(declive bastante acentuado).
Já na vereda procedeu-se ao transporte ( com a colaboração dos elementos dos BVM e mais 4 elementos dos BVS) até à Achada Teixeira, onde aguardava a Delegada de Saúde, que confirmou o óbito.

P.S. Gostaria de deixar meu reconhecimento a todos os elementos que procederam ao Resgate, pois foram incansáveis perante condições de trabalho extremamente difíceis. O meu muito obrigado.

domingo, 13 de abril de 2008

Passado Recente II

Transferência para o Novo Quartel - 15 Julho 2007




Passado Recente I







Construção do Quartel de Bombeiros Voluntários de Santana.

Blog Bombeiros Voluntários de Santana

Este é o inicio de um blog onde todos poderão participar, do modo que quiserem (anonimamente ou identificado).
Terá como principal função a divulgação das actividades desenvolvidas pelo Bombeiros Voluntários de Santana ou em que estes participem.
A participação de todos é importante.